domingo, janeiro 22, 2012

INDÚSTRIA DE EXAMES
Quem produz aparelhos, precisam vender! Quem fabrica remédicos,também! Assim, fazem marketing pesado em cima da mídia, dos público, dos médicos e nas faculdades de medicina. Por isso que a indústria farmacêutica têm o 2o. faturamento do planeta (só perde para armamentos). Por isso que os laboratórios estão faturando cada vez mais, e os médicos, solicitando cada vez mais exames. E consequentemente, todos os laboratórios de imagens e de análises clínicas ganham muito dinheiro, e no Brasil, todos foram comprados por fundos de investimento.
Isto aconteceu com a densitometria óssea, virou mania fazer exames, até anualmente. Entretanto, a evolução da osteoporose é tão lenta que leva anos para ocorrer alterações. E a fratura espontânea dos ossos acontece em pessoas bem idosas!
Virou mania também prevenir osteoporose, tomar cálcio, tomar leite (que provoca muitas doenças, até câncer), tomar hormônios (que contaminam a água e causa efeitos colaterais imediatos, enquanto problemas decorrentes de osteoporose aconteceriam depois de 10 a 15 anos), tomar alendronatos (que causam esofagite e câncer de esôfago)...
Só para confirmar a minha percepção já de vários anos, a revista mais antiga de medicina do mundo, New England, publicou que para pessoas com exame normal ou pequena osteopenia, o próximo exame pode ser depois de 15 anos!

Nenhum comentário: