terça-feira, dezembro 20, 2011

ENTÃO, COMO É QUE HOMEOPATIA VIROU ESPECIALIDADE ?

Em 1982, recebi do CFM, com nova diretoria que conseguiu derrubar a anterior (encastelada no poder por muitos anos), oficio comunicando que estão fornecendo título de especialistas (área dominada por sociedades de especialidades ligadas a AMB - Assoc. Med. Bras) sem prova e sem custo, e uma lista de especialidades. Li rapidamente, olhei a lista, achei engraçado que faltou letra H, isto é, a Hematologia saiu fora.
Fiquei muito contente, mandei logo os meus documentos, não preciso fazer nenhuma prova nem pagar pelo título! Depois de alguns dias, realmente, apareceu uma reclamação dos médicos de Hematologia e de Banco de Sange.
No fim de 1982, durante uma aula de Homeopatia do Inst Hahnemaniano, na Farmácia Alberto Seabra da Praça da Sé, um diretor do curso, Dr. Alberto S. Meireles (acho que era médico militar com alta patente, comum entre os homeopatas da época) veio contar uma boa notícia para nós, de que a Homeopatia virou uma especialidade. Ele tinha lido aquela lista do CFM, constatou que Homeopatia nao fazia parte, foi lá e reclamou pessoalmente, imediatamente corrigiram na hora porque tinham esquecido a letra H.
Eu entendi que provavelmente alguma secretária datilografou errado, pulou a letra H, e na hora das reclamações, incluiu tudo, inclusive a HOMEOPATIA (que estava reivindicando reconhecimento havia décadas).

CONCLUSÃO: Numa disputa de poder entre CFM, tomada naquele momento pelo pessoal da esquerda, combatendo a AMB, ocupada pelo pessoal da direita e da ditadura, a Homeopatia virou especialidade. O CFM queria tirar dinheiro e poder da AMBA, a secretária que esqueceu a letra H, e a felicidade do Dr. Meireles de ter aproveitado a chance. UM GOLPE DE SORTE!

SÓ QUE DEPOIS DISSO, OS MÉDICOS HOMEOPATAS PASSARAM A PERSEGUIR TODOS OS HOMEOPATAS NÃO MÉDICOS, E AMEAÇANDO AS FARMÁCIAS QUE ACEITAREM PRESCRIÇÕES DE NÃO MÉDICOS!
A mesma situação da Acupuntura quando virou especialidade. Ainda bem que a Justiça Federal deu ganho de causa para os não médicos, por isso que a Univ Viçosa andou ministrando cursos.

Nenhum comentário: